O João em Madrid

Embora já aconteça há 10 anos em Espanha, foi este o primeiro ano da competição dos Jovens Empreendedores Sociais em Portugal. Pode-se dizer que é um sucesso visto que nestes 10 anos, 95% dos premiados ainda continuam com os seus projetos. De 44 candidatos em Portugal, o João ficou entre os 5 vencedores com o menos. O objetivo do concurso, como o nome indica, é premiar jovens com ideias que impactem positivamente a sociedade. O Prémio foram ajuda financeira e uma semana de formação em Madrid com os restantes vencedores espanhóis.

O feedback do júri de avaliação em Portugal realçou a maturidade dos projetos para um público tão jovem (18-29 anos), característica que foi realçada pela Diretora do programa, Susana Martins, que disse sobre acompanhá-los à viagem “Além de partilhar com eles o seu entusiasmo e adrenalina, próprios da idade, foi possível confirmar que estes jovens são realmente especiais. Fonte de uma energia inesgotável, são verdadeiros empreendedores e líderes, com esperança de criar um mundo diferente, mais justo e equilibrado. Gostaria também de salientar o foco nos seus objetivos e na vontade imensa de fazerem crescer os seus projetos, de torná-los ainda mais sustentáveis e capazes de gerar um impacto ainda maior nas respetivas comunidades onde estão inseridos. São 5 Empreendedores sociais, verdadeiros exemplos de uma juventude que é capaz de inspirar qualquer pessoa, de qualquer geração.”

O João também foi divulgando vídeos sobre a sua experiência no Facebook, demonstrando como a mesma o enriqueceu. O mais importante e valioso, segundo o próprio, foi a troca pessoal – conhecer empreendedores sociais da mesma idade, com as histórias mais variadas. Não é surpreendente, visto que o mundo do empreendedorismo pode por vezes ser solitário, característica que tentamos combater no menos através da construção de uma comunidade forte, e ficamos felizes do nosso fundador ter usufruído também ele de uma comunidade de apoio!

Para saberes os projetos vencedores, tanto espanhóis como portugueses, lê este artigo da Next Big Idea, que acompanhou o concurso e a viagem a Madrid. Vamos à próxima viagem!

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Junta-te à nossa newsletter

Junta-te à nossa newsletter