Multiplicação menos fora da capital!

A Carmen, empreendedora menos

O alcance do menos
O programa de aceleração menos desta vez não só foi dinamizado por outra pessoa que não o João, como foi o primeiro fora de Lisboa! Este era um sonho para nós, já que o caminho que desenhámos para o menos é abrangente a todo o país e a todas as pessoas que dele necessitem. Queremos criar a melhor comunidade de micro-empreendedores do país e estamos a trabalhar nesse sentido.

O programa
Esta multiplicação, que ocorreu em Alverca com o apoio da Junta de Freguesia e sobretudo da Associação Somar Etapas, foi um momento de dinamização essencial para a localidade, que pede uma maior movimentação. A Joana, fundadora da Associação Somar Etapas, sobre a qual escrevemos um artigo, é já uma referência para quem se quer envolver na vida da região. Não é então surpreendente que tenha sido a mesma a responsável pelo programa.

Como já deves saber se nos acompanhas, o menos é composto primeiramente por um programa de 2 semanas de aceleração sobre a gestão de um negócio e complementado com um acompanhamento a longo-prazo com mentores e uma comunidade de empreendedores. Sobre o início da formação, a Joana disse:

“A primeira semana correu muito bem. O grupo é pequeno com quatro empreendedores, mas muito dinâmico e tem um enorme espirito de entre-ajuda. São excelentes pessoas e estão extremamente dedicados aos seus projectos. Curiosamente, dois dos projectos são relacionados com comida vegan, portanto temos aprendido imenso sobre este tipo de alimentação, estilo de vida e benefícios.”

O entusiasmo só aumentou no decorrer do programa: “O programa foi muito bom para mim. Foi uma oportunidade de crescimento pessoal fantástica e ainda por cima foi em Alverca, um sítio onde me dá tanto prazer investir.
No último dia estava exausta, mas foi muito recompensador. Conheci pessoas extraordinárias com quem aprendi e partilhei muito. Juntos, criámos valor.
É também interessante como a vida de um empreendedor mudou a meio do programa. Esta recebeu uma oportunidade de trabalho fora de Portugal que será provavelmente a maneira de permitir angariar dinheiro para o seu negócio.”

o Diogo

O evento final
Qualquer programa que façamos, inclui um evento final onde os empreendedores apresentam os seus negócios já com os desenvolvimentos incorporados na formação. Parte da equipa menos deslocou-se até Alverca, para ser contagiado pelo potencial imenso dos participantes.

Os empreendedores do programa apresentaram os seus negócios, que acompanham as grandes tendências e contextos atuais, sendo relevantes para a sociedade de hoje em dia:

O Diogo identificou a falta de produtos congelados, rápidose práticos, de comida vegan. O seu objetivo é criar uma marca destes produtos para satisfazer os seus consumidores, que são cada vez mais.

A Anabela também se focou em alimentação vegan, mas optou pela foodtruck para se posicionar perto dos festivais, eventos, e, como o Diogo, estar mais acessível a todos. A Anabela tem experiência em roulottes de streetfood, o que lhe dá uma base para o seu negócio.

A Carla, que tem experiência como auxiliar de apoio em hospitais, está atenta ao envelhecimento da população portuguesa e deseja criar um modelo de apoio ao domicílio aos idosos que inclua serviços de higiene, e ajuda na toma dos medicamentos, entre outros. A Carla deixou-nos o seu feedback, com o qual não nos podíamos orgulhar mais: “Este programa teve um grande impacto para mim pois era me completamente desconhecido as áreas que abordamos sobre negócio. Obrigada ao menos!”

O João, por sua vez, recebeu tanto como os empreendedores e a Joana, porque assistiu a mais um passo do menos, e permitiu-lhe um contacto com outra realidade para além de Lisboa, que é tão essencial:

a Carla

“Sendo o primeiro programa de multiplicação fora de Lisboa é, sem dúvida, um momento importante para o menos e estamos muito satisfeitos com o resultado. Ver projectos crescer e terem o apoio que precisam para se lançar é sempre um motivo de orgulho e esperamos que possam enriquecer e beneficiar da comunidade a partir de agora”.

Vamos todos ficar atentos aos nossos novos membros da comunidade, que por decerto terão muito sucesso. O menos, por sua vez, estará sempre deste lado preparado para responder através da nossa comunidade de apoio.

Até ao próximo programa! Que seja tão bom como todos os deste ano!

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Junta-te à nossa newsletter

Junta-te à nossa newsletter