O template do Lean Canvas com os seus 9 blocos

Lean Canvas – uma ferramenta para pequenos negócios

O Lean Canvas é uma ferramenta de estruturação de negócios bastante simples e objetiva. Embora não substitua o Plano de Negócio em todas as situações, acreditamos que é mais adequada do que este na altura da criação de um negócio ou em momentos de reflexão e transformação.

Baseada no Business Model Canvas, tem maior ênfase em hipóteses que precisam ser validadas cedo na vida de um pequeno negócio. Criada por Ash Maurya, foca-se na necessidade de encontrar o encaixe entre um problema de determinado cliente e a solução oferecida.

Porque é que esta é uma ferramenta tão importante?

O Lean Canvas é um documento de uma página, com 9 blocos de informação que precisas de preencher para teres uma boa visibilidade sobre o que estás a construir para o teu negócio – seja ele novo ou existente a precisar de mudar algo. Se não o fizeres, aumentas o risco de avançar com algo que vai falhar.

Nós (e a maioria dos especialistas) acreditamos que tudo deve começar com a identificação de um problema que um cliente quer ver resolvido. Com o Lean Canvas, começas exatamente por te focar em quem é o teu cliente alvo e quais são os seus problemas a que procuras dar resposta.

Se não existe um problema, não são necessárias novas soluções e, portanto, não há necessidade de comprar um novo produto ou serviço.

De forma resumida, estes são os principais pontos fortes desta ferramenta:

É rápida – ajuda-te a desconstruir a tua ideia nas áreas mais importantes, de forma simples e rápida. Numa altura em que estás a começar um negócio, ou a precisar de o fazer crescer ou reinventar, não tens tempo para fazer um Plano de Negócios de mais de 20 páginas. O mais provável é que ainda não consigas sequer ter a clareza para desenvolver a maioria das seções de um Plano de Negócios tradicional.

É concisa – o espaço é limitado, portanto, deves focar-te no mais importante e encontrar as melhores formas de expressar as tuas ideias e suposições.

É adaptável – como dissemos, podes fazer diferentes versões tendo em conta diferentes cenários e alterá-lo facilmente à medida que o tempo te vai trazendo novas informações. Podes, e deves, alterá-lo com frequência (aconselhamos o uso de post-its para ser mais simples fazer alterações).

É eficaz – quando tens toda a informação numa página, consegues melhor perceber como tudo se integra, onde estão as falhas e ajuda-te a conseguir estruturar melhor o teu discurso para explicar a outros.

É simples – com um pouco de reflexão, todos conseguimos preencher este documento. Aquilo que se preenche em cada bloco é 100% adaptado e adequado à realidade do teu negócio, e ninguém melhor que o empreendedor para conhecer o seu negócio.

Como preencher?

Seguir, pela ordem dada no documento, os nove blocos e perceber as ligações e conexões entre as diferentes componentes do negócio:

  1. Problema – 3 problemas principais que os clientes querem ver resolvidos. Pode-se incluir algumas alternativas possíveis que os clientes usam para resolver esses problemas. 
  2. Segmento de Clientes – diferentes grupos de pessoas ou organizações que se tenciona atingir e servir (público-alvo). 
  3. Proposta Única de Valor – conjunto de produtos e serviços que criam valor para um Segmento de Clientes específico. É a razão pela qual os clientes preferem uma empresa e não outra. 
  4. Solução – soluções para cada problema que os clientes sentem. 
  5. Canais – como uma empresa comunica e tenta influenciar os seus segmentos de clientes de forma a percecionarem a proposta de valor. 
  6. Fluxos de Rendimentos – o dinheiro que uma empresa gera a partir de cada segmento de cliente (público-alvo).
  7. Estrutura de custos – todos os custos envolvidos na operação de um modelo de negócio. 
  8. Métricas Chave – atividades chave que medimos para perceber a prestação e sucesso do negócio. 
  9. Vantagem competitiva –  característica do negócio que não pode ser facilmente copiada ou comprada.

Esta é uma das ferramentas-chave que trabalhamos no nosso Programa de Ignição para micro-negócios, para o qual te podes candidatar a qualquer altura. Se quiseres explorá-la melhor, podes fazer o download gratuito aqui.

Bom trabalho!

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Junta-te à nossa newsletter

Junta-te à nossa newsletter

Scroll to Top