Mafalda apresenta o bloom no Trade Show mens

Da ideia para o mercado: A Mafalda e o “bloom – Focus on the Good”

Pelo menos, passam histórias de determinação, coragem, resiliência, superação.

Esta é a história da Mafalda e do bloom – Focus on the Good.

O “grito do Ipiranga” da Mafalda foi em 2013. Na bagagem, que se começava a tornar insuportável, tinha já 30 anos de mundo corporate. Ter de estar contactável permanentemente, lidar com um ritmo acelerado e assistir a guerras de interesses foram pesando na balança e contribuindo para o fechar do capítulo. Para a Mafalda, esta foi a fase do balanço, em que se sente uma vontade inadiável de parar, de refletir onde se está e para onde se quer ir. Saiu então da sua zona de (des)conforto e deu o salto para o desconhecido.

Foi passado pouco mais de um ano, em finais de 2014, que o caminho da Mafalda se cruzou com o menos. Tratava-se da primeira edição do programa, na altura com um formato consideravelmente diferente. Com 50 anos, encontrava-se desempregada e sem a confiança ou a estrutura para iniciar um projeto que lhe trouxesse propósito (e algum rendimento).

Não existia uma ideia concreta, mas a Mafalda já sabia que queria que o seu projeto fosse relacionado com mindfulness. Curiosamente, na altura poucos falavam de mindfulness, mas a Mafalda sabia tudo sobre esta prática ancestral, até porque em 2008 já se tinha apaixonado pelo potencial transformador da mente, tendo-se tornado facilitadora de meditação e, desde 2013, que era facilitadora de mindfulness com adultos, grávidas, adolescentes e seniores.

Mafalda fala em evento

Ideia após ideia, discussão após discussão – motivação e curiosidade à mistura -, o bloom – Focus on the Good começou a tomar forma. Através da meditação mindfulness, a visão passava por disponibilizar um serviço que influenciasse positivamente a saúde e o bem-estar de quem o praticasse. Sempre ativamente envolvida na comunidade menos, a Mafalda evitou a solidão e o isolamento, destacando-se a sua generosidade e gratidão.

“A minha vida divide-se em dois: antes do menos e após o menos

Em 2015, é então fundado o bloom – Focus on the Good, um programa de mindfulness para o meio empresarial que, paralelamente, tem também uma atividade regular de responsabilidade social, trabalhando a meditação em ambiente de reclusão e em contexto de saúde mental, com cuidadores de pacientes com Alzheimer/demência em estado avançado. Ainda hoje operacionais, os serviços incluem workshops e sessões de mindfulness, programas de bloom master e bloom master express, e eventos de wellbeing.

Passados seis anos, a Mafalda olha para trás e sente um orgulho no caminho percorrido. Confessa que foi um caminho agridoce, com muitos momentos de solidão e de vontade de desistir – como, na verdade, são muitos dos percursos dos pequenos empreendedores. Ao mesmo tempo, não faltaram outros tantos momentos de alegria, autorrealização e conquistas.

Seguir o sonho, a missão e a paixão sempre foi o mote desta empreendedora. O primeiro cliente surgiu quatro meses depois do finalizar do projeto no menos, mas rapidamente outros se seguiram: atualmente, do portefólio do bloom – Focus on the Good, fazem partes clientes como Unilever, NOS, Mondelez, Mercer, Novartis, Médis, Alzheimer Portugal, Fundação O Século e CA Seguros.

“A minha vida divide-se em dois: antes do menos e após o menos” – esta é uma constatação da própria Mafalda, que admite que não trocava por nada cada segundo deste percurso e que o menos teve um papel fundamental e transformador neste sucesso, dando-lhe as ferramentas necessárias e indispensáveis para concretizar o sonho.

Ao longo destes anos, a Mafalda diz que se sente mais completa e que guardou a lição mais valiosa de todas: não há falhanços, mas sim aprendizagens. Que todos os “insucessos” trazem a autoavaliação, o começar de novo, a oportunidade de crescer e ser melhor. E que não há receitas garantidas para o sucesso! Ainda hoje há um longo caminho a percorrer, mas a diferença é que o foco está na estrada e que o medo de falhar ficou na berma.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Junta-te à nossa newsletter

Junta-te à nossa newsletter

Scroll to Top