retratos de empreendedores de sucesso

As 7 principais qualidades de um empreendedor de sucesso

Ser empreendedor não é tarefa fácil, felizmente, longe vai o tempo em que era só para aqueles que tinham esse dom. No entanto, não chega ter uma boa ideia, para que o negócio cresça é preciso perceber o mercado e, claro, ter vários cuidados de modo a garantir o sucesso.

Ninguém nasce pronto, por detrás dos casos de empreendedores de sucesso está escondida muita aprendizagem e trabalho árduo até chegarem onde estão. Ser empreendedor significa estar disponível para dar todos os dias o máximo para que a sua ideia traga bons frutos.  É necessário planear e perceber onde está, onde quer ir e o que tem de fazer para lá chegar. 

Mas o que é mesmo ser empreendedor? Quais são as qualidades? Que habilidades é preciso ter para ser um bom empreendedor? Será que existe alguma fórmula mágica?

Aqui estão, para nós, as sete principais qualidades de um empreendedor de sucesso:

1. Competência

É importante que o empreendedor esteja ciente das suas competências para a realização do projeto. Isso não significa que tenha de seguir a profissão anterior, mas é importante analisar as necessidades do projeto.

Vamos dar aqui alguns exemplos: Imagine uma assistente virtual, pode ter experiência profissional anterior em gestão de projectos, atendimento ao cliente e tarefas administrativas que permitam organizar os contactos, gerir clientes, agendas e ter o trabalho bem organizado. Ou então alguém que quer lançar um projeto com idosos. Pode já ter experiência como cuidador informal, professor ou ter sido voluntário, tudo isso são questões que vão ter impacto na hora do projeto ser bem-sucedido.

No entanto, caso seja necessário o empreendedor pode recorrer à formação. É importante conhecer-se bem, não apenas as qualidades, mas também os pontos de melhoria. Perceber até onde pode ir e quando precisa de encontrar outras soluções.  No fundo nunca parar de capacitar-se. 

2. Paixão

Uma das principais qualidades de um empreendedor de sucesso é a paixão. Ninguém pode conseguir nada se não tiver paixão para atingir o seu objetivo. Como resultado dessa paixão, surge a motivação que é criada na mente de um empreendedor, à medida que ele assume novas tarefas e aprende novas formas para atingir o objetivo.

A paixão ajuda o empresário a manter a esperança e superar obstáculos à medida que avança em direção à meta. É por isso que um empreendedor de sucesso é apaixonado e motivado por um comportamento totalmente novo.

A paixão por fazer mais e melhor a cada dia que passa, e fazer, de facto, a diferença na vida dos clientes.  

3. Resiliência

 A resiliência é essencial num empreendedor de sucesso, porque todos os empreendedores enfrentam falhas e obstáculos. É importante estar psicologicamente preparado para ouvir alguns “nãos” e, mesmo assim, seguir em frente com a mesma garra do início, enfrentar e ultrapassar obstáculos. Com resiliência, é possível se recompor e seguir em direção aos objetivos.

À resiliência é sempre bom juntar um pouco de paciência. O negócio demora o seu tempo a crescer e a desenvolver, querer tudo para ontem não vai ajudar. É importante perceber o mercado, ouvir o cliente e adaptar-se gradualmente, considerando cada cliente e cada venda com um sinal positivo e encorajador. 

4. Autodisciplina e método

A autodisciplina e o método são muito importantes para o sucesso na vida e nos negócios. Ao ser empreendedor nem sempre o trabalho que há para fazer é o que mais gostamos, mas existem tarefas que têm de ser realizadas até à possibilidade de contratar alguém. Por exemplo, questões administrativas, legais e burocráticas, gestão de redes sociais e website, gestão de clientes, vendas, parcerias estratégicas, entre muitas outras. 

Ser disciplinado para fazer o que deve ser feito, quer queira ou não, facilita muito o sucesso. A autodisciplina requer autodomínio, autocontrolo, autorresponsabilidade, auto-orientação e método. O método permite estabelecer prioridades. É importante encontrar qual o melhor método de acordo com a personalidade e necessidades do empreendedor. A autodisciplina permite evitar as distrações e falta de foco que, muitas vezes, perseguem os micro-empreendedores, principalmente quando o negócio não corre como o esperado. 

5. Garra, motivação, vontade de ter algo seu

O empreendedor tem de ser movido pela garra e motivação de lançar o seu próprio negócio. Estar determinado a fazer de tudo para que seja bem-sucedido independentemente das condições. Por isso, não desista até conseguir atingir os seus objetivos. Os empreendedores de sucesso não acreditam que algo não possa ser feito e lutam até alcançar.

se consegue sonhar algo, consegue realizá-loWalt Disney

Para além disso, não têm medo de falhar! O mais importante é entender o que não funcionou e fazer melhor da próxima vez. Alguns empreendedores falharam várias vezes antes de terem sucesso, faz parte do crescimento. Falhar sim, mas falhar rápido e encontrar logo uma solução.

6. Plano de negócios

Depois de se decidir a avançar com o negócio, o empreendedor deve ter um plano, onde estipula quais os objetivos a curto, médio e longo prazo. Mas atenção, o plano deve ter objetivos ambiciosos, no entanto, realistas.

importância do planeamento para um empreendedor de sucesso

Ter um plano ajuda a manter o foco e perceber quais são os meios necessários para transformar o projeto em realidade.  É a partir do plano que o empreendedor desenvolve as ações necessárias para atingir os seus objetivos, corrigir erros e claro potencializar acertos que sejam necessários.

A calendarização presente no plano vai ajudar a gerir a agenda, alinhar esforços e preparar tudo com antecedência para haver o mínimo de supressas possiveis. 

7. Marketing

Para que todos os negócios sobrevivam é indispensável ter vendas. Para isso, é importante fazer uma boa pesquisa de mercado, perceber o tipo de cliente, o que ele procura, porque vai comprar a ele e não a outro. Isto é possível através de estratégias de marketing e comunicação direcionados para atingir os objetivos do negócio.

Devem ser traçados com antecedência os objetivos de marketing. Qual o objetivo? Dar a conhecer a empresa? Dar notoriedade ou aumentar as vendas? Cada um destes objetivos tem estratégias de marketing diferentes que levam à conquista dos objetivos e por consequência ao crescimento do negócio. 


O caminho do empreendedor faz-se caminhando, até porque não há duas pessoas nem dois negócios iguais.

Ser empreendedor é uma questão de atitude e confiança, não ter medo de arriscar, lutar por aquilo em que acredita. Se ouvir um “não”, paciência, de certeza que algo melhor vai aparecer. 

Para isso, é importante estar atento e procurar potenciais parcerias que, numa relação de ganho mútuo, permitem atingir os objetivos e poupar recursos, sejam eles de vendas, notoriedade, troca de serviços ou produtos, entre outros. 

O empreendedor deve partir da premissa de que a semente leva tempo para germinar. E a competência é a chave para o sucesso. Para isso, pode contar com o menos que dá apoio a microempreendedores para lançar o seu micro negócio com menos recursos e menos riscos.

É importante também ter autenticidade, criatividade, visão, pensamento positivo e estratégico, e, claro, a mente aberta, pois é um estilo de vida em que diariamente poderá aprender algo novo e até se surpreender.  


O menos tem como missão ajudar pequenos empreendedores a concretizarem as suas ideias e sonhos, sem investimentos avultados. Na presença de uma equipa motivada e de uma forte rede de apoio, são percorridos os melhores caminhos para desenvolver um micro negócio. O programa inclui acesso a imersão, mentoria, plataforma e comunidade. As candidaturas podem ser feitas aqui.

Pode ainda saber mais sobre o menos e os membros da comunidade na nossa secção de artigos.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Junta-te à nossa newsletter

Junta-te à nossa newsletter

Scroll to Top