A nossa segunda multiplicadora – Joana

A Joana Freitas Simões é a nossa segunda multiplicadora num programa de aceleração extremamente importante para nós: o primeiro fora de Lisboa, em Alverca!

Estes dois fatores de descentralização permitem visualizar o início da nossa grande ambição, que é ter o menos presente em qualquer geografia que o deseje a ser multiplicado por quem o quiser fazer.

A ideia é alcançarmos todas as pessoas que conseguirmos, para que qualquer um torne o seu negócio num sustento e fonte de alegria.

É por isso um enorme e absoluto prazer apresentar-vos à Joana, que com tanta alegria e motivação agarrou neste desafio. Para nós, é toda esta força a quem temos que agradecer. Aos seus próprios olhos é:

“Joana Simões, sou de Alverca do Ribatejo e trabalho como assistente social. Move-me a minha família e os meus amigos (a família que escolhemos); trabalhar com pessoas em relação de ajuda; e o sentimento por Alverca. Foi aqui que cresci, que fui amadurecendo, que fiz os disparates que tinha a fazer, as construções que já fiz na minha vida. Gosto de acreditar e trabalhar por Alverca.”

A Joana esta na direção do nosso parceiro para este programa, a Associação Somar Etapas. Fizemos-lhe perguntas para perceber como vê esta nova relação.

menos: O que é a Associação Somar Etapas e o que faz? Como é que vês a complementaridade entre o menos e a Associação?
Joana: A ASE vem desta paixão (por Alverca). É uma associação de desenvolvimento regional que tem como objetivo “tirar as pessoas de casa”, ou seja, estimular o voluntariado e reforçar a cidadania e participação em iniciativas que inovem e satisfaçam necessidades dos alverquenses.

Temos a crença que temos pouco trabalho feito, mas que tem inovado e causado impacto: campanhas de trocas de manuais escolares, oficinas comunitárias e gratuitas do ensino de Português, inquéritos à população, projetos de apoio a pessoas em situação de desemprego.

O menos traz para Alverca uma capacidade de inovação brutal! Desde mais jovens que costumamos dizer que em Alverca não há nada para fazer (não se passa nada!) e o menos vai ajudar a criar esses lugares, essas ideias e essa mentalidade de criação, cooperação e de inovação.

menos: Porque é que decidiram trabalhar com o menos? O que esperam deste programa?
Joana: Eu fiz o programa menos há 2 ou 3 anos atrás e mal vi a primeira vez o João a falar sobre levar o menos para outros locais e outros públicos propus logo fazer o menos em Alverca! O programa traz para nós aqui a possibilidade de pessoas que não se conhecem, mas que têm em comum a vontade de partilhar, conhecer e construir poderem fazê-lo, com um programa validado e que os vai ajudar nas suas próprias construções individuais.

menos: Como te sentes pessoalmente em ser a nossa multiplicadora?
Joana: Estou mesmo muito entusiasmada! Há muito tempo que não me entusiasmava tanto com um projeto, porque acredito no menos, tem um potencial incrível e corresponde em muito a necessidades específicas de Alverca. Mais do que a preparar-me estou a confiar no processo: vai ter impacto positivo para todos, sejam os empreendedores, eu, o programa menos e a própria cidade de Alverca.

O joão, fundador do menos também tem algo a dizer sobre a Joana:

“Trabalhei com a Joana há alguns anos numa das primeiras edições do menos. A Joana captou bem a essência do menos desde o início e isso criou uma ligação. Passado algum surgiu a ideia de trazer o menos para Alverca uma vez que na ASE, trabalha-se o desenvolvimento pessoal e empregabilidade.

Naturalmente fez todo o sentido para nós apoiar a Joana, que tem conhecimentos de coach, conhece bem a freguesia e já fez integralmente o programa. A Junta de Freguesia juntou-se a esta iniciativa e estamos a tentar envolver mais entidades locais. Foi muito natural e tudo fez sentido.”

Estamos também muito confiantes que o impacto será positivo, e deixamos o convite a todos aqueles que queiram seguir as pegadas generosas e inspiradoras das nossas multiplicadoras, Frederica e agora Joana, que levem o menos para a frente!

Junta-te à nossa newsletter no final da página e siga-nos no Facebook e LinkedIn

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Junta-te à nossa newsletter

Junta-te à nossa newsletter