A nossa maior apresentação até hoje!

Programa de Aceleração
No passado dia 17 de outubro, aconteceu o evento final de mais outro programa de aceleração. Este programa teve tres participantes muito especiais, que foram atraídos pelo tema da alimentação lançado pela parceria do menos desta vez com a The FoodHub Lisbon, sobre quem podes saber mais noutro artigo que publicámos aqui no site. Todos os empreendedores iniciaram a sua participação com visões inspiradoras e ambiciosas, a que tiveram que subtrair e sobretudo moldar para resultar nos maravilhosos projetos que apresentaram ao público.

Como já sabes, os nossos programas de aceleração são duas semanas intensivas de formação prática para a criação e gestão de um micro-negócio, através da aprendizagem e utilização de ferramentais úteis a qualquer empreendedor como marketing e comunicações, finanças, modelo de negócio, entre outros. A juntar a esta base o João, nosso fundador (ou os multiplicadores menos), acrescenta uma forte componente de simplificação para que seja cada vez mais tangível e possível o lançamento do sonho de cada um. Esse é verdadeiramente o segredo do menos.

Mas continuando… ficaste curioso sobre os nossos participantes do programa? Passamos a apresentá-los:

Inês e o Frederico, um casal, apaixonado pelo tema do consumo humano de insetos, tendo em vista a sustentabilidade do planeta.

Reinaldo, um chef carioca com experiência em jornalismo de cultura e arte, sonha em unir as suas duas paixões.

Rajesh, vindo da Índia, é um empreendedor social empenhado e com uma energia contagiante, que avança mais uma vez para ideias de como resolver problemas da sociedade, neste caso, dos imigrantes da Ásia.

Evento Final
Este evento final foi particularmente comovente. Tivemos o privilégio de contar com o realizador Gonçalo Pelágio para filmar a nossa sessão no espaço Impact Hub, o que fez com que tivéssemos apostado ainda mais na divulgação do evento desta vez. O resultado foi visível! Tivemos casa cheia e sobretudo cheia de alma: não faltaram perguntas e envolvimento com os empreendedores sobre os seus negócios e o seu caminho. Estiveram igualmente presentes ex-participantes do programa, familiares, amigos, mentores e claro, a nossa equipa.

O evento iniciou com a apresentação física em forma de “feira” dos três projetos, oportunidade para o público entrar em contacto direto com os mesmos. Após cerca de meia hora, foi a vez da apresentação em modo mais formal, fazendo-se acompanhar de um discurso de motivação do João e muito especial, umas palavras do parceiro da FoodHub Lisbon e membro do júri, Daniel Lind, e de duas ex-participantes do menos que partilharam a sua experiência e percurso.


Podemos dizer que neste momento, a grande ideia que ficou para quem estava presente, é que cada empreendedor tem o desafio da solidão e que uma equipa ou, como o menos oferece, uma comunidade, pode ser uma solução para tudo.

Chegou a parte da apresentação dos negócios, que tanto interesse causaram. Preparados?

A Inês e o Frederico, aceitando os obstáculos legislativos atuais em Portugal, transformaram o seu sonho num projeto que envolve a educação de crianças e jovens anos sobre o ciclo da vida dos insetos, incluindo um kit para cada aula de um inseto para presenciarem a sua transformação. O projeto chama-se Insetopedia e vai ajudar a população a sentir uma maior familiaridade com estas espécies fantásticas da natureza!

O Reinaldo sonha em aproveitar um espaço, que já tem em São Bento, num local de exposição de trabalhos de artstas que ainda não são conhecidos e de encontro entre amantes de arte, com oportunidade de provarem a sua fabulosa comida. No fundo, um restaurante com mood artístico, ou mesmo uma galeria com comida. Quem não gosta? Chama-se Criolense Kitchen Club.

O Rajesh, com a motivação de apoiar imigrantes oriundos da Ásia, que muitas vezes trabalham em restaurantes étnicos em Portugal, é autor da ideia de uma formação low-cost para serviços de mesa nesses mesmos restaurantes. O argumento é de que na Ásia o serviço de mesa é conhecido pela sua graciosidade, algo que não passou para Portugal. Para Rajesh, é altura de aliar a boa comida ao serviço para levar os portugueses a celebrarem momentos especiais nestes espaços. O nome também não fica para trás… é orelhudo e simples – Mr.Butler!

Cada um dos empreendedores teve a oportunidade de ouvir feedback do Daniel e da Mariana Servidio, que tem uma enorme experiência em gestão de negócios.


Como este evento foi tão emotivo, partilhamos contigo algum feedback de quem lá esteve:

“Este programa não só nos ajudou a pensar fora da caixa como também a subtrair tudo o que não precisamos que ela seja , fazendo dela um projeto de sucesso! Obrigado!” – Inês e Frederico, empreendedores.

“Pessoalmente, estou muito impressionado com a quantidade de pessoas que apareceu. Espero continuarmos assim e estou muito orgulhoso do que alcançámos! Quer dizer que estamos a fazer um bom trabalho e que as pessoas estão a reconhecer. Este evento e programa fez-nos conhecer empreendedores verdadeiramente originais, que gostam de risco e que são persistentes. É também ótimo ver cada vez mais participantes de outros programas virem a estes eventos. Tive ótimas conversas, é exatamente nestes momentos que temos a oportunidade de ter contacto pessoal e desenvolver estas relações. Tudo isto ajuda às minhas ideias para a comunidade.” – Simon, equipa menos

“Foi e é sempre absolutamente comovente presenciar pessoas que pegam no que mais as apaixona e constroem algo para partilhar com os outros. Para mim, os negócios que tenho visto nestes programas são exatamente esses, aqueles que são um canal de partilha do autor para o resto da população. E isso é muito generoso.” Benedita, equipa menos

“Foi óptimo ter a “casa cheia” especialmente com tantos empreendedores que passaram pelos programas menos. É bom ver que a comunidade está a crescer e os empreendedores estão lá para se apoiarem uns aos outros (e ao menos claro). Os projectos desenvolvidos, apesar de poucos, eram interessantes e o público esteve muito envolvido com os empreendedores que apresentaram. O evento foi acima das minhas expectativas” – João, fundador menos

Até para a próxima!
Despedimo-nos com cinco grandes obrigados: ao Impact Hub, que nos disponibilizou o espaço, aos nossos parceiros Sapana.org e aos nossos parceiros específicos deste programa da FoodHub Lisbon e Mariana Servidio, ao Gonçalo Pelágio pela realização do filme.

Por fim, claro que o obrigado vão a todos os que nos apoiam, seja do lado dos empreendedores ou de outro qualquer.

Obrigada e até à próxima!

Junta-te à nossa newsletter no final da página e siga-nos no Facebook e LinkedIn

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Junta-te à nossa newsletter

Junta-te à nossa newsletter